Ementa:
O trabalho na teoria sociológica; sua centralidade na vida social. O trabalho e o pensamento social: Hegel, Marx, Weber, Durkheim, Arendt, Haberman, Braverman, Burawoy, Offe, Gorz e outros. Trabalho e processo produtivo: Taylorismo, Fordismo, Pós-Fordismo, Modelo Japonês. Trabalho enquanto ideologia. Ética do trabalho. Relações de Trabalho. Organização dos trabalhadores.

Justificativa:
Com base no pressuposto de que o trabalho consiste em uma dimensão fundamental para o processo de socialização e das diferentes relações sociais estabelecidas entre os indivíduos, o seu estudo, em suas diversas expressões, é imprescindível à formação dos/as discentes de Ciências Sociais. Desse modo, justifica-se a oferta desta disciplina como uma optativa na grade curricular deste curso, a qual traga tanto as abordagens clássicas sobre o assunto quanto os debates mais recentes, tal como se verifica neste plano de ensino.

Objetivo geral: Compreender a categoria trabalho no âmbito da sociologia, em termos de suas principais manifestações e de sujeitos inseridos nelas.

Objetivos específicos:
1 - Examinar o modo como o trabalho é tratado nas teorias sociológicas;
2 - Analisar a relação entre o trabalho e o processo produtivo;
3 - Compreender o processo de formação do mundo laboral no Brasil em conexão com ações coletivas como sindicatos e outras vinculadas à informalidade;
4 - Proporcionar ferramentas analíticas para que o/a profissional em Ciências Sociais possa compreender criticamente a pluralidade no mundo laboral.